Criado para desenvolver os futuros líderes da companhia, o Programa de Trainee da Unilever anuncia seleção para a temporada 2013. Os candidatos selecionados passarão por etapas de testes virtuais e presenciais, como dinâmicas de grupo e entrevistas com os principais executivos da empresa.
O Programa de Trainee da Unilever é um dos mais antigos e concorridos do mercado. Com duração de três anos, existe desde 1964 e vem se reinventando desde então. A cada ano são feitas modificações com o intuito de aprimorar as técnicas de avaliação e formação dos candidatos.
No ano passado, foram mais de 47 mil inscritos para 32 aprovados. Em 2013, o programa oferece 25 vagas, com a possibilidade de abrir novas posições.
Na seleção 2013, pela primeira vez, a empresa dará um feedback formal para todos os candidatos que chegarem até as fases presenciais, mas não estiverem entre os profissionais que passarem no programa. Serão aproximadamente 150 jovens que terão a possibilidade de conversar com experts no tema, para entenderem porque não foram aprovados.
Ao final dos três anos de formação, todos os trainees devem estar prontos para assumir posições gerenciais na companhia. A proposta é que, a longo prazo, eles se tornem diretores. Atualmente 50% dos cargos de alta diretoria da Unilever Brasil são ocupados por ex-trainees.
Como funciona
Centrado na construção da capacidade de liderança e desenvolvimento profissional, o Programa envolve trabalho rotativo em diferentes áreas. Funções e responsabilidades reais darão aos aprovados a possibilidade de uma visão geral da organização, além de contribuírem para o desenvolvimento de habilidades específicas.
O programa de desenvolvimento em forma de treinamentos presenciais e dividido ao longo dos 36 meses inclui:
Integração
Desenvolvimento dos comportamentos Unilever
Conhecimento do negócio (duração de vários meses)
Gerenciamento de projetos
Desenvolvimento de liderança
No módulo de gestão de projetos, os trainees irão desenvolver um projeto ligado à sustentabilidade, questão central no modelo de negócios da Unilever. Os trainees ainda irão se envolver em pelo menos um projeto internacional durante o programa.
Quem pode se candidatar
O interessado deve ter concluído sua graduação ou pós-graduação entre junho de 2010 e dezembro de 2012 e ter disponibilidade para residir fora do seu local de origem. Além da parte acadêmica, será exigido do futuro trainee capacidade de liderança, pensamento criativo e analítico, capacidade de trabalhar em equipe, e, acima de tudo, vontade de investir seriamente em sua carreira, para que possa fazer a diferença na companhia. Não é necessário o conhecimento de língua estrangeira.
Os interessados podem se candidatar para as áreas de:
· Desenvolvimento de Clientes (Vendas)
· Marketing
· Finanças
· Recursos Humanos
· Tecnologia da Informação
· Supply Chain
· Pesquisa e Desenvolvimento (R&D)
O salário inicial para trainee é de R$ 5.000,00, além de todos os benefícios diretos e indiretos oferecidos aos funcionários, como plano de participação nos resultados, assistência médica e odontológica, alimentação, estacionamento, seguro de vida em grupo e plano de previdência privada, entre outros.
Por dentro da companhia
Com o objetivo de criar uma aproximação entre potenciais candidatos e o dia a dia do trabalho na companhia, a Unilever irá compartilhar informações sobre carreira na companhia em um hot site. “Serão espaços para que todas as pessoas que se interessam pela Unilever possam interagir conosco e conhecer melhor nossa empresa ‘por dentro’”, explica Williams. “Com isso, queremos ajudar os candidatos a fazerem escolhas mais conscientes e mais assertivas para sua vida profissional.”
O hot site está no endereço www.unileverfeitoporvoce.com.br.
Serviço:
As inscrições, que vão de 28 de julho a 27 de agosto, podem ser feitas pelo site www.unilever.com.br/carreiras.